O que é o detergente hospitalar e laboratorial Neoclean Neutro?
NEOCLEAN NEUTRO é um detergente para área Hospitalar e Laboratorial, neutro, cristalino, líquido, incolor, sem fragrância, para lavagem de materiais médico hospitalares, laboratoriais e superfícies fixas (pisos, bancadas, camas, moveis, cozinhas e equipamentos).
NEOCLEAN NEUTRO é um detergente concentrado pronto para o uso manual, com fórmula inovadora composta por glicerina, tensoativos aniônicos e alquilpoliglucosideo (tensoativo não iônico de última geração), são componentes que proporcionam sinergia, potencializando o poder de limpeza. Pode ser utilizado em cubas, bacias, comadres, frascos, utensílios, instrumentos cirúrgicos, materiais laboratoriais e superfícies.
NEOCLEAN NEUTRO é indicado somente para limpeza manual e remove crostas de sangue, restos mucosos, óleos, gorduras e graxas de silicone.
Disponível nas embalagens de 1L e 5L – Válvulas pumps Opcionais.
Rendimento: 1 litro de NEOCLEAN NEUTRO rende até 100 litros de solução de limpeza.
Diferenciais do Neoclean Neutro
Glicerina
Possui glicerina e tem ação rápida Isento de Nonil Fenol e Fosfatos.
3 Tensoativos
Possui 3 tensoativos o que o torna ainda mais eficaz.
Contém EDTA
Contém EDTA que auxilia na segurança na diluição.
Porque usar o Neoclean Neutro?
A utilização de detergente profissional desenvolvido com objetivo específico para limpeza dos Produtos para Saúde e superfícies fixas reduz as chances de ocasionar manchas indesejadas sobre os materiais e superfícies.
Nas Centrais de Material e Esterilização existem muitos materiais que necessitam ação mecânica manual (cubas, bacias, caixas ou Instrumentais após passar pela solução enzimática) e o Detergente Neutro permite essa ação de modo seguro.
Como usar o Neoclean Neutro?
Limpeza Manual de Materiais
Pronto Uso (Puro):
- Retire o excesso de impurezas facilmente solúveis por meio mecânico ou lavando-as com água corrente.
- Neoclean Neutro pode ser utilizado puro diretamente na superfície ou aplicado numa esponja, pano ou escova.
- O rendimento do produto puro está relacionado a quantidade de vezes que for realizada nova dosagem na esponja.
- Realize a ação mecânica (fricção) no material a ser lavado.
- Enxaguar em abundância eliminando completamente os resíduos de sujidade e detergente.
Diluído:
- Retire o excesso de impurezas facilmente solúveis por meio mecânico ou lavando-as com água corrente.
- Neoclean Neutro pode ser utilizado na forma diluída para sujidade leve à 1 % (1 litro rende 100 litros) e para sujidade intensa 10% (1 litro rende 10 litros), para uso em banhos de limpeza de materiais médicos e laboratoriais.
- Prepare a solução num recipiente plástico ou cuba/pia previamente limpa, mergulhe os materiais e realize a ação mecânica (fricção) através de esponja ou escova.
- Enxaguar em abundância eliminando completamente os resíduos de sujidade e detergente.
Limpeza de Superfícies (Pisos, Paredes e Móveis)
- Diluir o Neoclean Neutro na proporção de 1 % (10 ml para 1 litro de água) a 10 % (100 ml para 1 litro de água) de acordo com a sujidade.
- A solução pode ser preparada num recipiente plástico e através de um pano ou MOP realize a limpeza com ação mecânica (fricção) nas superfícies.
- Enxaguar em abundância eliminando completamente os resíduos de sujidade e detergente.
Citações
“Os instrumentais cirúrgicos possuem diversos inimigos que podem ocasionar manchas, descoloração e pontos de corrosão por “pitting”.
Os inimigos são: a água, umidade, soluções impróprias utilizadas na lavagem dos instrumentais (sabão, descorantes, desinfetantes e demais soluções não aconselhadas). (MACOM. Guia para conservação, limpeza e esterilização de instrumentais cirúrgicos. 2011.)”
O detergente neutro é uma combinação entre tensoativos, desenvolvido para ser utilizado em materiais que não precisam ir no detergente enzimático (caixas, bacias…), auxiliando assim na escovação durante a limpeza manual e também para ser utilizado em superfícies fixas proporcionando um efeito limpador de alta eficácia.
Os tensoativos são os responsáveis em diminuir a tensão superficial da água e proporcionam maior contato dela com a sujidade encontrada no instrumental, facilitando a remoção dos resíduos orgânicos e inorgânicos presentes no material.
“A limpeza consiste na remoção da sujidade visível – orgânica e inorgânica – mediante o uso da água, sabão e detergente neutro ou detergente enzimático em artigos e superfícies. Se um artigo não for adequadamente limpo, isto dificultará os processos de desinfecção e de esterilização.” (Leite FB. Central de material esterilizado: projeto de reestruturação e ampliação do hospital regional de Francisco Sá [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2008 [citado 2010 dez 02]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/artigo_CME_flavia_leite.pdf.)
“A limpeza consiste na remoção de sujidade visível – orgânica e inorgânica – de um artigo e, por conseguinte, na retirada da sua carga microbiana. Portanto, trata-se de uma etapa essencial e indispensável para o processamento de todos os artigos críticos e não-críticos”. (Práticas Recomendadas SOBECC/Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. – 5a edição. – São Paulo: SOBECC, 2009.)
SIGA-NOS EM NOSSAS MÍDIAS
PRODUTO SANEANTE NOTIFICADO NA ANVISA
N° 25351.473894/2013-27
Categoria: Detergente
RDC Nº 47, de 25 de outubro de 2013.
RDC Nº 59 , de 17 de Dezembro de 2010.
RDC Nº 42, 13 de agosto de 2009.
RDC Nº 40 de 05 de junho de 2008.
FICHA TÉCNICA
REV