Indicador teste de limpeza para lavadoras ultrassônicas CDWA4

O que é o Indicador teste de limpeza para lavadoras ultrassônicas CDWA4?

CDWA4 é um indicador para testes de desempenho de lavagem, projetado para o controle de rotina dos processos de limpeza e para monitorar a eficácia de lavadoras automáticas, bem como monitorar lavadoras ultrassônicas que operam em frequências iguais ou superiores a 35 kHz e temperaturas entre 30 ºC e 70 ºC.

O controle de processos de limpeza e lavagem de instrumentos e material médico é muito importante porque esse resultado influencia o sucesso dos processos subsequentes de desinfecção e/ou esterilização. O controle de limpeza é particularmente essencial em lavadoras automáticas.

A eficiência de lavagem é influenciada pelo detergente, temperatura da água, o tempo e a penetração da lavagem. Um bom resultado de limpeza é atingido por combinação adequada dessas variáveis.

As mesmas considerações aplicam para processos de lavagem em lavadoras ultrassônicas.

Classificação dos Indicadores

Tabela de Classificacao

Diferenciais do CDWA4

Controle

Monitoramento

Qualificação

Porque usar o CDWA4

O controle de processos de limpeza e lavagem de instrumentos e material médico é muito importante porque esse resultado influencia o sucesso dos processos subsequentes de desinfecção e/ou esterilização.

O controle de limpeza é particularmente essencial em lavadoras automáticas. Os parâmetros do processo sobre estas máquinas podem ser bem controlados, mas o resultado final de limpeza depende em grande parte dos fatores não controlados.

Como funciona o CDWA4?

A eficiência de lavagem é influenciada pelo detergente, temperatura da água, o tempo e a penetração da lavagem. Um bom resultado de limpeza é atingido por combinação adequada dessas variáveis. As mesmas considerações aplicam para processos de lavagem em lavadoras ultrassônicas.

Classificação dos indicadores

*1: Os testes realizados com os indicadores Chemdye® Splat CDWA4 nas lavadoras ultrassônicas foram executados utilizando o suporte desenhado para esse fim, o Chemdye® Splat CDWAH-U, o qual permite segurar o indicador numa locação determinada dentro do banho ultrassônico, sem apresentar um desafio ao processo de lavagem.

*2: Detergente enzimático, testado na concentração padrão de 0.5% V/V.

*3: Detergente alcalino, testado na concentração padrão de 0.2% V/V.

*4: Os produtos não foram testados com detergente enzimático no intervalo entre 50-70 °C, porque a maioria de detergentes enzimáticos poderiam não funcionar eficientemente nesse intervalo de temperatura.

NOTA: É recomendável testar os dois tipos de indicadores Chemdye® Splat CDWA4 com o material a lavar, a fim de selecionar o indicador apropriado ao desempenho da lavadora. É aconselhável iniciar o processo de validação do controle de lavagem com o produto Chemdye® Splat CDWA4, o mais rigoroso.

O indicador que é lavado completamente durante o programa de lavado deve ser usado para monitoramento de rotina.

Note-se que a escolha do indicador também vai depender da dureza da sujidade aderida ao material a ser lavado. Por conseguinte, o indicador Chemdye® Splat CDWA4 selecionado para monitorização de rotina duma lavadora em particular, pode ser trocado de acordo com a dureza da sujeira sobre a carga.

Uma vez que o indicador Chemdye® Splat CDWA4 apropriado para as necessidades de lavado tenha sido selecionado, recomendamos colocar vários indicadores idênticos em diferentes posições da máquina de lavar, para monitorar o desempenho de todas as áreas da lavadora durante um único ciclo de lavagem.

Outras Características

Os indicadores Chemdye® Splat CDWA4 têm um espaço para o registro de informação e são colocados dentro dum suporte especial (suporte Chemdye® Splat CDWAH ou Chemdye® Splat

CDWAH-U, ver figura) que pode ser fixo numa bandeja. O desenho do suporte fornece um desafio realista da limpeza profunda das áreas mais inacessíveis ao processo de lavagem/desinfecção.

Quando o Chemdye® Splat CDWA4 é colocado no suporte Chemdye® Splat CDWAH, a metade do teste de sujeira permanece escondido (ÁREA COBERTA na figura), simulando assim a articulação dum instrumento cirúrgico, sendo atingido indiretamente pelo fluxo de água. A outra metade do teste de sujeira é coberta por uma rede quadriculada (ÁREA DE CESTA na figura), representando assim uma dificuldade para o acesso da água, simulando superfícies cobertas ou bloqueadas.

Os indicadores Chemdye® Splat CDWA4 fornecem características de limpeza constantes em comparação com o uso de testes baseados somente em amostras naturais cujas propriedades de adesão e polaridade podem mudar durante o período de armazenamento.

O sistema Chemdye® Splat CDWA4 apresenta também uma alta confiança e alta confiabilidade para revelar deficiências no processo de limpeza.

Instruções de uso

1.Selecionar o indicador Chemdye® Splat CDWA4 dependendo da dificuldade desejada.

2.Colocar o indicador no suporte Chemdye® Splat CDWAH ou Chemdye® Splat CDWAH-U.

3.Colocar o sistema na bandeja com o material para lavar.

4.Uma vez que o ciclo de limpeza acabar, remover o indicador.

5.Analisar os indicadores Chemdye® Splat CDWA4 com a tabela de referência e registrar os resultados. Se o resultado é desfavorável, executar as ações corretivas adequadas e repetir o processo de lavado. Usar pelo menos um indicador Chemdye® Splat CDWA4 para cada ciclo de lavagem.

NOTA: Para o modelo de suporte em que o teste de sujeira é completamente coberto por uma rede quadriculada, o efeito do processo de lavado/desinfecção é homogêneo, em oposição à concepção do suporte mais recente com rede apenas na metade superior, o que permite apreciar dois efeitos diferentes. Portanto, se o suporte de rede completa é usado, deve notar-se que os resultados mostrados na tabela de referência para a metade superior serão iguais na metade inferior.

Observações:

As especificações técnicas descritas na norma ISO/TS 15883-5:2005 descrevem diferentes tipos de padrões de testes de sujeira com diferentes propriedades de dureza para a limpeza, mas não é feita a recomendação sobre qual o tipo de teste deve ser usado. Atualmente, nenhum dos testes é sugerido como um padrão ou como referência porque nenhum método foi definido para comparar as propriedades dos materiais utilizados nestes testes.

Por este motivo, Terragene® fornece dois indicadores de lavagem com diferentes níveis de resposta e aderência.

Precauções:

Não reutilizar os indicadores Chemdye® Splat CDWA4. Não tocar com as mãos o teste de sujeira do indicador.

Armazenamento:

Os indicadores Chemdye® Splat CDWA4 devem ser armazenados a 10-30 °C, protegidos da luz, Umidade Relativa 30-80%, dentro da sua embalagem original.

NOTA: Se permanecem traços da tinta indicadora de lavagem após o processo de lavado, não armazenar o indicador à luz direta, pois isso pode estragar a sua coloração.

Rolar para cima
Quer um contato? Chame agora