Indicador teste de limpeza para lavadoras ultrassônicas CDWA3

O que é o Indicador teste de limpeza para lavadoras ultrassônicas CDWA3?

CDWA3 é um teste de limpeza para lavadoras ultrassônicas que podem ser usados para o controle de processos de rotina de limpeza e para permitir o monitoramento da eficácia das lavadoras automáticas, incluindo as lavadoras ultrassônicas com diferentes configurações de lavagem.

CDWA3 é um sistema de limpeza que permite a seleção de dois níveis diferentes de limpeza com características de aderência diferentes, apresentando diferentes níveis de desafio para testar a eficácia da limpeza. A formulação de limpeza dos indicadores CWA3 detecta todos os fatores que afetam o resultado do processo de lavagem.

CDWA3 são indicadores que consistem num suporte de 70 x 30 mm estável à temperatura, com uma mistura de componentes naturais coloridos especialmente combinados (proteínas, hidratos de carbono, ácidos gordos, e corantes). Em todos os casos, o teste de sujidade do indicador não é tóxico, dissolve-se com a maior parte do agente de limpeza e é varrido, juntamente com o fluido de lavagem.

A eficiência dos indicadores é validada por comparação com os testes de sujeira detalhados nos anexos da norma ISO/TS 15883-5:2005.

Diferenciais do CDWA3

Controle

Monitoramento

Qualificação

Porque usar o CDWA3

O controle de processos de limpeza e lavagem de instrumentos e material médico é muito importante porque esse resultado influencia o sucesso dos processos subsequentes de desinfecção e/ou esterilização.

O controle de limpeza é particularmente essencial em lavadoras automáticas. Os parâmetros do processo sobre estas máquinas podem ser bem controlados, mas o resultado final de limpeza depende em grande parte dos fatores não controlados.

Como funciona o CDWA3?

A eficiência de lavagem é influenciada pelo detergente, temperatura da água, o tempo e a penetração da lavagem. Um bom resultado de limpeza é atingido por combinação adequada dessas variáveis. As mesmas considerações aplicam para processos de lavagem em lavadoras ultrassônicas.

Classificação dos indicadores

*1: Os testes realizados com os indicadores Chemdye® Splat CDWA3 nas lavadoras ultrassônicas foram executados utilizando o suporte desenhado para esse fim, o Chemdye® Splat CDWAH-U, o qual permite segurar o indicador numa locação determinada dentro do banho ultrassônico, sem apresentar um desafio ao processo de lavagem.

*2: Detergente enzimático, testado na concentração padrão de 0.5% V/V.

*3: Detergente alcalino, testado na concentração padrão de 0.2% V/V.

*4: Os produtos não foram testados com detergente enzimático no intervalo entre 50-70 °C, porque a maioria de detergentes enzimáticos poderiam não funcionar eficientemente nesse intervalo de temperatura.

NOTA: É recomendável testar os dois tipos de indicadores Chemdye® Splat CDWA3 com o material a lavar, a fim de selecionar o indicador apropriado ao desempenho da lavadora. É aconselhável iniciar o processo de validação do controle de lavagem com o produto Chemdye® Splat CDWA4, o mais rigoroso.

O indicador que é lavado completamente durante o programa de lavado deve ser usado para monitoramento de rotina.

Note-se que a escolha do indicador também vai depender da dureza da sujidade aderida ao material a ser lavado. Por conseguinte, o indicador Chemdye® Splat CDWA3 selecionado para monitorização de rotina duma lavadora em particular, pode ser trocado de acordo com a dureza da sujeira sobre a carga.

Uma vez que o indicador Chemdye® Splat CDWA3 apropriado para as necessidades de lavado tenha sido selecionado, recomendamos colocar vários indicadores idênticos em diferentes posições da máquina de lavar, para monitorar o desempenho de todas as áreas da lavadora durante um único ciclo de lavagem.

Outras Características

Os indicadores Chemdye® Splat CDWA3 têm um espaço para o registro de informação e são colocados dentro dum suporte especial (suporte Chemdye® Splat CDWAH ou Chemdye® Splat

CDWAH-U, ver figura) que pode ser fixo numa bandeja. O desenho do suporte fornece um desafio realista da limpeza profunda das áreas mais inacessíveis ao processo de lavagem/desinfecção.

Quando o Chemdye® Splat CDWA3 é colocado no suporte Chemdye® Splat CDWAH, a metade do teste de sujeira permanece escondido (ÁREA COBERTA na figura), simulando assim a articulação dum instrumento cirúrgico, sendo atingido indiretamente pelo fluxo de água. A outra metade do teste de sujeira é coberta por uma rede quadriculada (ÁREA DE CESTA na figura), representando assim uma dificuldade para o acesso da água, simulando superfícies cobertas ou bloqueadas.

Os indicadores Chemdye® Splat CDWA3 fornecem características de limpeza constantes em comparação com o uso de testes baseados somente em amostras naturais cujas propriedades de adesão e polaridade podem mudar durante o período de armazenamento.

O sistema Chemdye® Splat CDWA3 apresenta também uma alta confiança e alta confiabilidade para revelar deficiências no processo de limpeza.

Instruções de uso

1.Selecionar o indicador Chemdye® Splat CDWA3 dependendo da dificuldade desejada.

2.Colocar o indicador no suporte Chemdye® Splat CDWAH ou Chemdye® Splat CDWAH-U.

3.Colocar o sistema na bandeja com o material para lavar.

4.Uma vez que o ciclo de limpeza acabar, remover o indicador.

5.Analisar os indicadores Chemdye® Splat CDWA3 com a tabela de referência e registrar os resultados. Se o resultado é desfavorável, executar as ações corretivas adequadas e repetir o processo de lavado. Usar pelo menos um indicador Chemdye® Splat CDWA3 para cada ciclo de lavagem.

NOTA: Para o modelo de suporte em que o teste de sujeira é completamente coberto por uma rede quadriculada, o efeito do processo de lavado/desinfecção é homogêneo, em oposição à concepção do suporte mais recente com rede apenas na metade superior, o que permite apreciar dois efeitos diferentes. Portanto, se o suporte de rede completa é usado, deve notar-se que os resultados mostrados na tabela de referência para a metade superior serão iguais na metade inferior.

Observações:

As especificações técnicas descritas na norma ISO/TS 15883-5:2005 descrevem diferentes tipos de padrões de testes de sujeira com diferentes propriedades de dureza para a limpeza, mas não é feita a recomendação sobre qual o tipo de teste deve ser usado. Atualmente, nenhum dos testes é sugerido como um padrão ou como referência porque nenhum método foi definido para comparar as propriedades dos materiais utilizados nestes testes.

Por este motivo, Terragene® fornece dois indicadores de lavagem com diferentes níveis de resposta e aderência.

Precauções:

Não reutilizar os indicadores Chemdye® Splat CDWA3. Não tocar com as mãos o teste de sujeira do indicador.

Armazenamento:

Os indicadores Chemdye® Splat CDWA3 devem ser armazenados a 10-30 °C, protegidos da luz, Umidade Relativa 30-80%, dentro da sua embalagem original.

NOTA: Se permanecem traços da tinta indicadora de lavagem após o processo de lavado, não armazenar o indicador à luz direta, pois isso pode estragar a sua coloração.

Rolar para cima
Quer um contato? Chame agora