Indicador químico para autoclave Terragene Classe 5

O que é o Indicador químico para autoclave Terragene Classe 5?

O Indicador químico para autoclave Terragene® Classe 5 Integron® IT26-C, é um integrador químico desenvolvido para monitorar a eficiência dos processos de esterilização a vapor.

O Indicador químico para autoclave Terragene® Classe 5 Integron® IT26-C  foi desenvolvido para a monitoração de processos de esterilização por Vapor entre 118 °C e 138 °C, assegurando um controle adequado da eficácia dos processos de esterilização através do controle de todos os parâmetros críticos do ciclo (temperatura, tempo, qualidade do vapor).

O Indicador químico para autoclave Terragene® Classe 5 Integron® IT26-C consiste em uma tira de papel especial e um comprimido químico sensível ao vapor e a temperatura, ambos contidos dentro de folhas de papel / filme / folha laminada. O comprimido químico funde e migra como uma barra escura ao longo da tira de papel. Esta migração ocorre ao longo de uma área marcada com ACCEPT (aceitar) ou REJECT (rejeitar), permitindo elucidar se as condições de esterilização foram atingidas. O grau de migração depende da qualidade de vapor, o tempo e a temperatura. O resultado ACCEPT é atingido quando a população teórica de esporos atingiu seu tempo de morte, indicando que foi conseguida a condição de integração. Esta condição é calibrada com o tempo de morte de uma população teórica de 106 esporos do gênero Geobacillus stearothermophilus, o qual é calculado num BIER (Biological Indicator Evaluator Resistometer).

Diferenciais do Indicador químico para autoclave Terragene Classe 5

Controle

Monitoramento

Qualificação

Características
O tamanho do IT26-C Integron® Terragene® é 52 mm x 21 mm. Os valores indicados ou SV (Stated Value) são detalhados numa tabela localizada na frente do pacote. A tabela mostra o tempo em minutos a uma dada temperatura, no qual os indicadores químicos do lote em questão atingem seu ponto final quando são ensaiados num resistometer de vapor em condições de vapor saturado estritamente controladas.

Precauções
Não utilizar o indicador integrador IT26-C Integron® Terragene® para o controle de ciclos de esterilização por Calor Seco, Óxido de Etileno ou outros processos de
esterilização diferentes ao vapor da água.

Como funciona o CDWA3?

A eficiência de lavagem é influenciada pelo detergente, temperatura da água, o tempo e a penetração da lavagem. Um bom resultado de limpeza é atingido por combinação adequada dessas variáveis. As mesmas considerações aplicam para processos de lavagem em lavadoras ultrassônicas.

Classificação dos indicadores

*1: Os testes realizados com os indicadores Chemdye® Splat CDWA3 nas lavadoras ultrassônicas foram executados utilizando o suporte desenhado para esse fim, o Chemdye® Splat CDWAH-U, o qual permite segurar o indicador numa locação determinada dentro do banho ultrassônico, sem apresentar um desafio ao processo de lavagem.

*2: Detergente enzimático, testado na concentração padrão de 0.5% V/V.

*3: Detergente alcalino, testado na concentração padrão de 0.2% V/V.

*4: Os produtos não foram testados com detergente enzimático no intervalo entre 50-70 °C, porque a maioria de detergentes enzimáticos poderiam não funcionar eficientemente nesse intervalo de temperatura.

NOTA: É recomendável testar os dois tipos de indicadores Chemdye® Splat CDWA3 com o material a lavar, a fim de selecionar o indicador apropriado ao desempenho da lavadora. É aconselhável iniciar o processo de validação do controle de lavagem com o produto Chemdye® Splat CDWA4, o mais rigoroso.

O indicador que é lavado completamente durante o programa de lavado deve ser usado para monitoramento de rotina.

Note-se que a escolha do indicador também vai depender da dureza da sujidade aderida ao material a ser lavado. Por conseguinte, o indicador Chemdye® Splat CDWA3 selecionado para monitorização de rotina duma lavadora em particular, pode ser trocado de acordo com a dureza da sujeira sobre a carga.

Uma vez que o indicador Chemdye® Splat CDWA3 apropriado para as necessidades de lavado tenha sido selecionado, recomendamos colocar vários indicadores idênticos em diferentes posições da máquina de lavar, para monitorar o desempenho de todas as áreas da lavadora durante um único ciclo de lavagem.

Instruções de uso

1. Abra cuidadosamente o embalagem e remova apenas o número de indicadores a serem usados. Feche o pacote herméticamente.

2. Coloque o indicador integrador IT26-C Integron® em cada pacote, bolsa, embalagem ou bandeja a ser esterilizado por vapor, na área determinada como a menos acessível
a penetração do vapor.

3. Processar a carga de acordo com os procedimentos estabelecidos.

4. Após o processo de esterilização bem-sucedido, a barra escura deve ter atingida a área ACCEPT (aceito) do indicador. Se a barra escura não atingiu o ACCEPT, o resultado é REJECT (rejeitado) e os artigos contidos no pacote, bolsa, embalagem ou bandeja não foram expostos de acordo com os procedimentos adequados de esterilização por vapor.

Estes artigos deverão passar novamente pelo processo de esterilização, de acordo com os procedimentos estabelecidos na instituição, devendo
utilizar novamente um IT26-C novo.

NOTA: Em alguns ciclos estendidos ou úmidos, a barra escura pode mostrar descoloração em algumas regiões da janela de leitura, o que pode dificultar a
interpretação dos resultados (ver guia de referencia). Porém, ao respeito dos parâmetros de integração do ciclo, o processo pode ser considerado Aceito.

Caso o indicador IT26-C apresente aspecto molhado após o processo de esterilização, nós recomendamos planejar a manutenção do equipamento.

Mais informações

Frequência de monitoramento
Seguir os Procedimentos e Políticas do seu estabelecimento, as quais especificam a frequência de monitoramento usando indicadores químicos, em conformidade com as
praticas recomendadas das Associações Profissionais e/ou as orientações e normas nacionais. Como melhor prática e para proporcionar segurança ideal ao paciente,
Terragene® recomenda que cada carga esterilizada a vapor seja monitorada com um indicador químico adequado.

Armazenamento e validade o produto
Mantenha os sacos fechados e aqueles que foram abertos em locais secos, protegido da luz e a uma temperatura entre 10-30 ºC, Umidade Relativa entre 30-80 %. Não
molhe. Não armazene perto de produtos alcalinos ou ácidos fortes, como agentes de limpeza / desinfecção. Os indicadores tem data de validade de 5 anos a partir da data de fabricação quando são armazenado em condições re comendadas. A data de vencimento, conforme o lote do produto estão especificados no rótulo da embalagem e em cada unidade de produto. Não use os indicadores após a data de validade.

Estabilidade do ponto final
O ponto final do indicador químico permanecerá inalterado por um período de 6 meses quando armazenado nas condições indicadas anteriormente.

Tratamento dos resíduos
Descarte os indicadores químicos após o uso com os resíduos de tipo cartão de acordo com os regulamentos sanitários do seu país.

Rolar para cima
Quer um contato? Chame agora