Indicador Biológico para esterilização por Óxido de Etilênio BT10

SKU: 564802-1-2-2-1 Categorias: ,

O que é o Indicador Biológico para esterilização por Óxido de Etilênio BT10?

Indicador Biológico BT10 (48 horas) Bionova/Terragene, é um indicador biológico desenhado para o controle de processos de esterilização por Óxido de Etileno (OE).

Se o processo de esterilização não obter êxito o meio indicador mudará de azul para o amarelo logo da incubação a 37 ± 2 ºC, indicando desta maneira a presença de esporos vivos de Bacillus Aatrophaeus.

Se o processo de esterilização for correto, o meio indicador permanecerá azul, devendo se realizar a leitura final depois de transcorridas 48 horas de incubação do indicador a 37 ± 2 ºC.

Diferenciais do Indicador Biológico BT10 (48 horas) Bionova/Terragene

Controle

Monitoramento

Qualificação

Composição
Cada tubo contém uma população de esporos de Bacillus atrophaeus ATCC 9372 embebidos em um portador. Possui, além disso, um meio de cultura indicador de crescimento azul dentro da ampola de vidro localizada na base do tubo.

Precauções:

  • Não usar o Indicador Biológico Bionova® BT10 para controlar
    ciclos de esterilização a Vapor, Calor Seco, Vapores Químicos,
    radiação ou outros processos de esterilização.
  • Não reutilizar os indicadores biológicos.
  • Não voltar a utilizar o esterilizador até que o resultado do indicador
    biológico seja negativo.
  • Vida útil: 2 anos

Armazenagem

  • Armazenar ao abrigo da luz, a uma temperatura entre 10-30 ºC e
    umidade relativa entre 30-80 %.
  • Não congelar.
  • Não armazenar os
    indicadores biológicos perto de outros agentes esterilizantes ou
    produtos químicos.

Instruções de Uso

1. Identificar o tubo Indicador Bionova® BT10 escrevendo na sua etiqueta o número de esterilizador (no caso de possuir mais de um), número de carga e data de processamento.

2. Embalar o indicador biológico junto ao material a ser esterilizado em um pacote adequado segundo as práticas recomendadas de esterilização. Colocar o pacote naquelas áreas que considere a priori mais inacessíveis para o agente esterilizante (OE). Geralmente uma área problemática é o centro da carga ou área perto da porta.

3. Esterilizar de forma usual.

4. Depois de finalizado o processo de esterilização pode:

A. Retirar o indicador biológico do pacote de esterilização para sua incubação antes do processo de aeração do material.

B. Arejar o pacote que contém o indicador biológico junto ao resto da carga e logo retirar o indicador biológico para sua incubação.
PRECAUÇÃO! Utilizar luvas e óculos de segurança no momento de extrair o Indicador Biológico Bionova® BT10 do invólucro esterilizado. ADVERTÊNCIA! Não comprimir nem manipular em excesso o indicador biológico dado que pode fazer que a ampola de vidro expluda.

5. Verificar que o indicador químico impresso na etiqueta do indicador biológico mudou para verde. A mudança de cor confirma que o indicador biológico foi exposto ao óxido de etileno.

IMPORTANTE: esta mudança de cor não é evidência de que o processo foi suficiente para atingir a esterilidade. Se o indicador químico não mudou é necessário revisar o processo de esterilização.

6. Quebrar a ampola contida no indicador biológico com o quebra-ampola indivudual ou com o quebra-ampola colocado na parte superior da área de incubação da incubadora.

Em seguida, agitar vigorosamente o tubo para baixo, com movimentos semelhantes aos realizados para baixar a temperatura num termômetro de mercúrio, até o meio de cultura molhar totalmente o portador de esporos.

Finalmente, colocar o indicador biológico na incubadora. IMPORTANTE: Utilizar um indicador biológico não esterilizado como controle positivo para garantir que as condições de incubação foram adequadas; a capacidade do meio de cultura para promover o crescimento rápido; a viabilidade dos esporos não foi alterada devido a inadequada temperatura de armazenamento, a umidade ou proximidade com produtos químicos.

O indicador processado e o controle positivo devem pertencer ao mesmo lote de produção.

7. Incubar o indicador biológico processado e o indicador usado como controle positivo por um máximo de 48 horas a 37 ± 2 ºC.

Fazer observações convenientemente cada 10 horas. A mudança de cor para amarelo do meio indicador de crescimento manifesta uma falha no processo de esterilização.

Se depois de 48 horas não se observa mudança de cor nos indicadores processados, o resultado é negativo (o processo de esterilização foi satisfatório). A cor do meio indicador usado como controle positivo deve mudar para amarelo para que os resultados sejam válidos.

NOTA: Se deseja estender o tempo de incubação a mais de 48 horas recomendamos usar uma atmosfera úmida para evitar a evaporação completa do meio de cultura conteúdo no indicador.
Registrar os positivos e descartá-los imediatamente segundo se indica posteriormente.

Tratamento dos resíduos
Descartar os indicadores biológicos de acordo com as regulações sanitárias do seu país. Os indicadores biológicos positivos podem ser esterilizados em uma autoclave a vapor por deslocamento de ar por gravidade a 121 ºC por 30 minutos, 132 ºC por 15 minutos ou 134 ºC por 10 minutos; ou em uma autoclave a vapor com remoção dinâmica de ar a 132 ºC por 4 minutos ou 135 ºC por 3 minutos.

Rolar para cima
Quer um contato? Chame agora