Detergente removedor de crostas e manchas OXICLEAN

O que é o detergente removedor de crostas e manchas OXICLEAN?

OXICLEAN é um detergente ácido concentrado e de baixa espuma, composto por mescla de tensoativos não iônicos e ácido fosfórico, com uma formulação balanceada
que agrega alto desempenho e segurança na limpeza de oxidações (ferrugem), placas e sujidades minerais de vidrarias laboratoriais, mamadeiras (vidro), instrumentais
cirúrgicos, odontológicos e outros materiais fabricados em aço inox, alumínio ou vidro.

OXICLEAN pode ser usado na limpeza das câmaras de lavadoras termodesinfectadoras, ultrassônicas e autoclaves, realizando a remoção de manchas das paredes internas do
equipamento, causadas pela ação de minerais presentes na água ou vapor.

OXICLEAN faz a manutenção do instrumental e equipamentos de modo seguro e e ciente, devolvendo o brilho original e liberando articulações e mecanismos travados. O uso periódico é preventivo e conservador mantendo os materiais com aspecto de novo por mais tempo e diminuindo custo com manutenção ou reposição.

EMBALAGEM/RENDIMENTOS

O OXICLEAN está disponível nas embalagens de 1L e 5 L.

5 L – Rende até 500 litros;
1 L – Rende até 100 litros.

Diferenciais do Oxiclean

Praticidade

Pode ser usado na remoção de oxidação automatizada e manual.

Baixa Espuma

De baixa espuma, pode ser usado em termodesinfectadora sem prejudicar o equipamento.

Fácil Aplicação

De fácil aplicação, aumenta a produtividade Melhor custo no litro diluído.

Porque usar?

A maioria dos instrumentos cirúrgicos são produzidos com aços inoxidáveis, muitos acreditam que este material é indestrutível e inalterável e que não necessitam de cuidados e manutenções, porém se as orientações de uso e cuidados não forem seguidas, o instrumental poderá apresentar fragilidade, corrosão e manchas superficiais.

A função de um bom removedor de oxidação é permitir que o aço inoxidável se renove através da limpeza química,, com segurança. (remoção das manchas e oxidações) e da exposição do cromo presente nas composições dos aços inoxidáveis o que permite a formação (renovação) da camada passiva.

O que faz com que um aço seja inoxidável é o seu teor de cromo, um elemento químico presente em sua composição, e este deve ser maior que 11%. O cromo é responsável pela formação da camada passiva, e esta é assim chamada porque reduz drasticamente a taxa de corrosão.

As seleção do um bom removedor de oxidação, como Oxiclean ou Proxí, é essencial para segurança do tratamento.

As causas mais frequentes de manchas:

  • Longa permanência de resíduos de matéria orgânica e soluções químicas;
  • Longo espaço de tempo entre a utilização do instrumental e o início do processo de limpeza.
  • Utilização de produtos químicos agressivos ao aço inoxidável (produtos com cloro, soro fisiológico, água oxigenada, etc.), podendo ocasionar corrosão por pites;
  • Deficiência no processo de limpeza, enxágue e secagem do instrumental;
  • Má qualidade da água utilizada durante os processos de limpeza e esterilização.
  • Temperatura elevada e tempo prolongado de esterilização.
  • As manchas causadas por temperatura desregulada da autoclave apresentam coloração marrons ou em alguns casos azulados, esverdeados, avermelhados.
  • Contaminação por resíduos presentes no interior da autoclave e por instrumental já corroído esterilizados junto com os demais.
  • Esterilização de materiais cromados com materiais inoxidáveis numa mesma operação.

Como usar o Oxiclean?

É recomendado antes de iniciar o processo de limpeza, avaliar o tipo do material a ser lavado, em relação: reatividade, resistência química (ver restrições de uso) e resistência térmica (alguns materiais podem perder a calibração ou ficar deformados).

Limpeza Manual

Preparar uma solução de limpeza, adicionando 80 ml de OXICLEAN em 1 litro de água aquecida (60°C) ou na mesma proporção em outras quantidades (diluição de 8%).
Mergulhar completamente os materiais na solução durante 30 minutos, expondo as áreas críticas.
Desmonte os materiais, quando houver essa condição. Fazer ação mecânica a cada 10 minutos.
Enxaguar em abundância (água corrente), eliminando completamente os resíduos de OXICLEAN em canais e fendas, deixar escorrer a água e secar com pano limpo.

Lavadora Ultrassônica

Preparar a solução de limpeza na cuba da lavadora previamente limpa, adicionando de 10 ml a 50 ml de OXICLEAN para cada 1(um) litro de água previamente aquecida (60°C) ou na mesma proporção em outras quantidades (diluição de 1% a 5%).
Em equipamentos com dosagem automática de detergente, programe o dosador para diluição de 1% a 5% (10 ml a 50 ml para cada litro de água).
Programar para 15 minutos ou pelo tempo recomendado pelo fabricante do equipamento, expondo as áreas críticas.
Desmontar os materiais quando houver essa condição.
Ao término do ciclo, retire o material da lavadora, enxaguar em abundância (água corrente), eliminando completamente os resíduos de OXICLEAN em canais e fendas.
Deixar escorrer a água e secar com pano limpo.

Termodesinfectadora / Sanitizadora

Programe o dosador para diluição de 1 a 5% (10 ou 50 ml para cada litro de água) e a temperatura de 50°C a 80°C, mantendo de 5 a 30 minutos (dependendo da sujidade ou indicação do fabricante do equipamento).
Oxiclean pode ser utilizado como neutralizante, após lavagem com detergente alcalino, nesse caso, pode ser utilizado 0,3% a 0,5% ou as concentrações podem ser validadas conforme cada processo.

Câmeras de Autoclave

Preparar uma solução de limpeza, adicionando 80 ml de OXICLEAN em 1 litro de água ou na mesma proporção em outras quantidades (diluição de 8%).
Molhar toda superfície da câmara (fria) com OXICLEAN, se a câmara for grande realize a limpeza por partes.
Mantenha pelo tempo de 30 minutos, esfregando a cada 10 minutos com escova não metálica.
Não deixe secar na câmara, enxaguar em abundância, eliminando completamente os resíduos da solução.

Citações

Durante a vida útil dos instrumentais cirúrgicos, eles são submetidos inúmeras vezes a situações desfavoráveis como: qualidade da água, matéria orgânica, soluções químicas, umidade, choques devido às quedas, oscilação de temperatura e pressão, fricção entre outras situações. Essas situações podem propiciar o surgimento de corrosão ou desencadear falhas nos instrumentais, portanto é imprescindível seguir as orientações do fabricante quanto aos requisitos de manuseio e conservação. (LIMA, Lonetá Lauro, Análise de falhas em instrumentais cirúrgicos metálicos nacionais, Campinas: Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas, 2009. 129p. Dissertação (Mestrado) 

Por conta desse cenário, se faz necessário um cuidado interno no setor para revitalizar e prevenir o aparecimento de manchas ou oxidações, com uso de produtos à base de ácido fosfórico, para manter as peças com aparência de novas evitando manutenções externas e quebras de instrumentais.
 

 

LAUDOS

Os Laudos laboratoriais e testes de desempenho comprovam a eficácia, segurança, compatibilidade e estabilidade do produto.

São importantes para qualificação do produto.

  • Não Corrosividade para diversos materiais.
  • pH puro.
  • pH diluído.
  • Fisico químicos.
  • Teste de formação de espuma.
  • Testes de desempenho.

LEGISLAÇÃO

PRODUTO SANEANTE REGISTRADO NA ANVISA

Apresentação de 1L : Número de Registro: 3202700060028

Apresentação de 5L : Número de Registro: 3202700060011

Categoria: Detergente Desincrustante Ácido

RDC Nº 47, de 25 de outubro de 2013.
RDC N° 32 de 27 de junho de 2013.
RDC N⁰ 59 de 17 de dezembro de 2010.
RDC Nº 42 de 13 de agosto de 2009.
RDC Nº 40 de 05 de junho de 2008.

 

Rolar para cima
Quer um contato? Chame agora