Detergente hospitalar e laboratorial NEOCLEAN Alcalino

O que é o detergente hospitalar e laboratorial Neoclean Alcalino?

NEOCLEAN ALCALINO É um detergente super concentrado composto por tensoativos não iônicos e dois hidróxidos (Hidróxido de Sódio e Hidróxido de Potássio), que proporcionam uma ação de sinergia potencializando o poder de limpeza nos processos automatizados em Lavadoras Termodesinfetadoras na limpeza de instrumentais cirúrgicos / utensílios em aço inox e vidrarias laboratoriais.

NEOCLEAN ALCALINO possui formulação balanceada pode ser utilizada na lavagem automatizada de instrumentais cirúrgicos, utensílios em aço inox e vidrarias laboratoriais.

Uso específico em processo automatizado.

1 litro de NEOCLEAN ALCALINO rende até 5.000 litros de solução de limpeza

Diferenciais do Neoclean Alcalino

Limpeza profunda

Segue as novas tendências, para limpeza profunda dos instrumentos com fácil enxágue.

Processos automatizados

Uso Exclusivo para processo automatizado em lavadora Termodesinfectadora ou em lavadoras ultrassônicas com dosagem automática de detergente.

Baixíssima formação de espuma

Baixíssima formação de espuma, diminui o tempo do ciclo (menor tempo de enxágue) e menores danos à bomba de recirculação.

Porque usar o Neoclean Alcalino?

A limpeza dos produtos para saúde (PPS) é a primeira etapa do processamento de materiais e consiste na remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, reduzindo assim os microrganismos.

A eficácia do processo de limpeza depende de diversos fatores, como: a água, o produto químico, os acessórios e o tipo de limpeza (manual ou mecânica).

O detergente alcalino é um composto por tensoativos não iônicos e uma combinação alcalinizantes, desenvolvido para ser utilizado no PPS proporcionando um efeito limpador de alta eficácia, ajudando a impedir a formação de biofilme e o acúmulo de camadas de microrganismos.

Os tensoativos são os responsáveis em diminuir a tensão superficial da água e proporcionam maior contato dela com a sujidade encontrada no instrumental, facilitando a remoção dos resíduos orgânicos e inorgânicos presentes no material.

Nas formulações de detergente alcalino, é indicado o uso de tensoativos não iônicos por conta da matéria prima principal dos materiais a serem limpos (aço inox), pois não interagem com esses materiais após a quebra da tensão superficial da água, pois não possuem carga na sua parte hidrofílica.

 

Como usar o Neoclean Alcalino?

Materiais médicos hospitalares
Programe a diluição da lavadora de 0,2mL a 1mL (0,02% a 0,1%) de Neoclean Alcalino para cada litro de água.

Vidrarias laboratoriais 
Programe a diluição da lavadora de 1 mL a 5 mL (0,1% a 0,5%) de NEOCLEAN ALCALINO para cada litro de água. Recomenda-se utilizar OXICLEAN na fase enxágue para a limpeza de resíduos minerais e neutralização do pH.

Termodesinfectadora ou lavadora ultrassônicas com enxágue e dosagem automática
 
O tempo/temperartura do ciclo deve ser qualificado de acordo com procedimento operacional padrão (POP) definido pelo usuário seguindo a RDC 15/2012. ̈

* Após o processamento, execute o processo de esterilização recomendado pela ANVISA.
OBS: Caso a lavadora ultrassônica não possua enxágue automático, realizar o enxágue antes da esterilização.
* O tempo e temperatura do ciclo de limpeza depende de variáveis, como procedimento de pré-lavagem, tipos de sujidade e carga de cada material, o procedimento operacional padrão adotado e o desempenho do equipamento automatizado.
 

 

“A limpeza consiste na remoção da sujidade visível – orgânica e inorgânica – mediante o uso da água, sabão e detergente neutro ou detergente enzimático em artigos e superfícies. Se um artigo não for adequadamente limpo, isto dificultará os processos de desinfecção e de esterilização.” (Leite FB. Central de material esterilizado: projeto de reestruturação e ampliação do hospital regional de Francisco Sá [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2008 [citado 2010 dez 02].

Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/artigo_CME_flavia_leite.pdf.)

“A limpeza consiste na remoção de sujidade visível – orgânica e inorgânica – de um artigo e, por conseguinte, na retirada da sua carga microbiana. Portanto, trata-se de uma etapa essencial e indispensável para o processamento de todos os artigos críticos e não-críticos”. (Práticas Recomendadas SOBECC/Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. – 5a edição. – São Paulo: SOBECC, 2009.)

O detergente alcalino permite trabalhar com temperatura acime de 45°C, potencializando ainda mais o poder de limpeza.

“… os detergente alcalinos podem ser utilizados em equipamentos com temperatura da água acima de 45°C, aumentando ainda mais o poder de limpeza, removendo sujidades como: sangue, tecidos e secreções corpóreas, além de eliminar as camadas de biofilme sem agredir o PPS, e também não exige o uso de detergentes ácidos. Normalmente os detergentes alcalinos têm alto poder dissolvente, são bons dispersantes com características de umectação e de baixa enxaguadura.” (Battastini, Newton Mario. Caracterização e validação da eficácia do detergente alcalino no reprocessamento de instrumentos cirúrgicos . 2011. 167p. Monografia (Pós-Graduação/MBA) – Faculdade INESP – Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa,Florianópolis – SC: INESP, Florianópolis, 2011)

PRODUTO SANEANTE REGISTRADO NA ANVISA

Apresentação de 1L : Número de Registro: 3.2027.0012.002-0

Apresentação de 5L : Número de Registro: 3.2027.0012.001-2

Categoria: Detergente

RDC Nº 47, de 25 de outubro de 2013.
RDC Nº 32, de 27 de Junho de 2013.
RDC Nº 59 , de 17 de Dezembro de 2010.
RDC Nº 42, 13 de agosto de 2009.
RDC Nº 40 de 05 de junho de 2008.

Rolar para cima
Quer um contato? Chame agora